Mestre Kut Hu Mi

Mestre Kut Hu Mi
Mestre Kut Hu Mi

Ordem Rosacruz Amorc - GLP

Ordem Rosacruz, AMORC A Ordem Rosacruz, Amorc é uma organização internacional de caráter templário, místico, cultural e fraternal, de homens e mulheres dedicados ao estudo e aplicação prática das leis naturais que regem o universo e avida. Seu objetivo é promover a evolução da humanidade através do desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo e propiciar ao seu estudante uma vida harmoniosa que lhe permita alcaçar saúde, felicidade e paz.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O LADO MÍSTICO DA ACUPUNTURA

Certamente todo estudante de misticismo já leu alguma coisa a respeito da acupuntura. Trata-se de uma terapêutica oriental milenar, que vem se desenvolvendo consideravelmente consideravelmente no Ocidente a partir da década de 70.

Agora vamos conhecer o lado místico da Acupuntura, que jamais foi apresentado a outros estudantes, e que não é conhecido pelo mundo em geral. Mas, antes de falarmos da Acupuntura propriamente dita, é necessário termos uma noção do que os antigos chineses sabiam a respeito do corpo humano. Diziam eles que nosso organismo é mantido por três tipos básicos de energia: primeiro, a energia da herança física que passa dos pais aos filhos através das gerações. segundo, a energia negativa que recebemos dos alimentos, da água e do contato com a Terra. E, finalmente, a energia positiva, que recebemos do ar, pela respiração. O ar, além do oxigênio e outros gases, contém de fato uma energia que não é química, e que ainda não foi reconhecida pela ciência oficial. Referimo-nos à energia que as escolas Místicas atuais chama de Força Vital; que os antigos filósofos gregos chamavam de Pneuma; os antigos hindus, de Prana e, há mais de cinco mil anos, os chineses chamavam de Ki. Esta energia que existe no ar é justamente a que a Acupuntura utiliza, e que logo estudaremos em detalhes.

No corpo humano só haverá a condição que chamamos de saúde quando estas três energias estiverem bem equilibradas entre si. Quando alguma delas se desequilibra, instala-se no corpo a condição que chamamos de doença. Uma vez que a Acupuntura trabalha exclusivamente com a energia positiva, não serve para tratamento de doenças resultantes de desequilíbrio das energias da herança física ou negativa. Entretanto, na vida do dia a dia, a grande maioria das doenças resultam de uma carência de energia positiva, e, por isto, a Acupuntura tem um vasto campo de ação, visto que é justamente com a energia positiva que ela trabalha.

Vejamos como a Força Vital é recebida e utilizada pelo organismo que se encontra em condições normais. ao chegar aos pulmões através da respiração, as hemácias captam, além do oxigênio, parte da mesma. Em seguida, o sangue assim vitalizado passa pelo coração e é distribuído por todo o corpo através das artérias. Outra parte dessa força Vital é captada pelas glândulas endócrinas (especialmente a pineal, a hipófise, e a tiróide), sendo e transferida depois ao sistema nervoso autônomo. Uma terceira parte da mesma energia parece ser captada diretamente pelo sistema nervoso autônomo, que é formado por duas cadeias de gânglios com aparência de rosário, e que estão dispostos em ambos os lados da coluna vertebral. O sistema nervoso autônomo está ligado a todos os órgãos e partes do corpo, que são por ele nutridos de vitalidade, visto ser ele o grande distribuidor da Força Vital.

Quando o organismo está doente, pode ser necessário que se forneça uma quantidade extra de Força Vital. Isto pode ser feito de diversas maneiras. a primeira consiste em se alcançar um estado de Paz Interior e Contentamento com a vida, pois, aquele que alcança estas condições retém tanta quantidade de Força Vital que isso se manifesta fisicamente como ótima saúde geral, e, na aura, como forte magnetismo pessoal. Na verdade, este é o modo mais eficiente de se obter saúde, mas também o mais difícil, porque requer autêntico domínio da vida. Esta é uma condição que nós, como estudantes Rosacruzes, temos a oportunidade de obter, como ninguém mais, à medida que progredimos em nossos estudos.

Outras formas de se reter mais Força vital (tratamento por contato, tratamento a distância, e técnicas respiratórias) são explicadas nas monografias oficiais. Finalmente, a última maneira de se aumentar a Força Vital do organismo consiste em fazer-se um pequeno ferimento na pele. Cinco mil anos atrás, os antigos chineses já sabiam que essa energia se concentra na parte do corpo que recebe um ferimento, e este conhecimento é a base de toda a Acupuntura.

Agora precisamos saber pro que a força Vital pode faltar no organismo, levando ao aparecimento de doenças. Eis aqui a principal causa ( em verdade, quase a única): os estados emocionais negativos. Como dissemos a pouco, a paz interior e o contentamento com a vida são as maneiras mais eficientes de se obter saúde. Por conseguinte, é fácil compreendermos que o inverso, isto é, os conflitos interiores e a insatisfação com a vida são as fontes geradoras de doenças. Todos os tipos de angústia, depressão, insatisfação e aborrecimento podem, deprimindo o fluxo da Força Vital pelo sistema nervoso autônomo, provocar descontroles ou doenças em qualquer parte do organismo, conforme a natureza de cada pessoa. em conclusão, esta é uma lei da Vida: "Não pode haver saúde onde não há harmonia emocional", e isto é tão verdadeiro agora, como foi no passado e continuará sendo no futuro, pois, a Verdade é eterna.

Existem outras causa de menor importância que podem provocar a diminuição da Força vital no organismo. Uma delas é a lesão de nervos, de modo que o órgão ou a área do corpo que recebia esses nervos fica enfraquecida em sua vitalidade. Outra causa é a bebida alcoólica. O álcool é uma substância agressiva ao corpo humano que, durante toda a vida, procura neutralizar as agressões que o organismo sofre, e, para tanto, gasta parte dessa energia que chamamos de Força Vital. Assim, numa pessoa bem saudável que toma aperitivos de vez em quando, seu estado de saúde não se altera, porque o sistema nervoso simpático atua de "mil modos", e anula os efeitos nocivos do álcool. Entretanto, a situação é outra se a pessoa já estiver doente, isto é, se seu nível de Força Vital estiver abaixo do normal. se um doente toma bebida alcoólica, seu sistema nervoso autônomo se vê obrigado a neutralizar os efeitos do álcool, gastando parte da Força Vital, e piorando a doença.
Deixando a saúde de lado por um momento, devemos prestar uma informação importante, especialmente para os estudantes de misticismo: "Dentre todos os órgãos que podem ser afetados pelo álcool, o cérebro é o mais prejudicado". O cérebro apresenta setores que estão relacionados com as funções superiores da mente, e com a percepção extra-sensorial que todo estudante Rosacruz se esforça por desenvolver. e acontece que quanto mais refinada a função cerebral, tanto mais inibida se torna ela pelo álcool. em outras palavras, quanto mais aperitivos tomamos, tanto menores serão as chances de sermos místicos bem sucedidos.

Assim, depois destas considerações iniciais, já podemos saber o que é a acupuntura. Conta a História que seus princípios foram estabelecidos pelo Imperador Chin-Nong, há mais de cinco mil anos. A partir de então, foi ela sendo aperfeiçoada pelas gerações seguintes. Os antigos chineses sabiam que a Força Vital se concentra num local ferido, e descobriram que não há necessidade de realmente se ferir a pele, no sentido de cortá-la ou dilacerá-la, para que isto ocorra. descobriram também que há muitos pontos na pele que, uma vez picados com agulhas, têm a capacidade de concentrar a Força Vital, no próprio ponto, ou num órgão ligado ao mesmo por um nervo. isto quer dizer que maior vida ou vitalidade pode ser dirigida a esses locais, sem que a pele seja de fato lesionada. Os chineses fizeram então mapas desses pontos, que nada mais são do que ramos nervosos estrategicamente localizados. se traçarmos uma linha unindo os diversos pontos relacionados com um único órgão, teremos o que em acupuntura se chama Meridiano. assim, temos o meridiano do coração, da bexiga, do estômago, etc.

Vejamos como podemos dirigir a força Vital para uma região doente. Se um homem apresenta reumatismo no ombro direito, fazemos picadas de agulhas em pontos desse ombro, de modo que o sistema nervoso autônomo ali concentre essa energia, vitalizando assim os tecidos e eliminando a doença. de modo geral, para toda doença que provoque dor na superfície do corpo, as picadas de agulha são feitas na região da própria dor, porque para lá se dirige a Força Vital, envolvendo a região doente. todavia, é preciso lembrar que nem toda doença apresenta dor. exemplo disto é a taquicardia(palpitações). neste caso, o coração dispara, bate aceleradamente por alguns momentos, e isto pode se repetir várias vezes ao dia. para regularmos o ritmo cardíaco, naturalmente não poderemos espetar agulhas no coração. a técnica deve ser outra. Sabe-se que desde o nascimento cada órgão está ligado à pele através de nervos. Os pontos de acupuntura são os locais que esses nervos estão bem acessíveis ás agulhas. ao conjunto de pontos correspondem a um mesmo órgão, como dissemos anteriormente, dá-se o nome de meridiano. No caso do coração, seu meridiano corresponde ao trajeto do nervo cubital, que fica ao longo do braço. Neste trajeto, há diversos pontos que podem ser picados, de modo que a Força vital não se concentra apenas ali, mas também se dirige ao órgão correspondente relacionado a esse ponto, que, no presente caso, é o coração. assim, é fácil eliminarmos as palpitações por meio de picadas em pontos das mãos próximos do dedo mínimo. Isto não é teoria, e sim um fato de utilidade prática para aqueles que trabalham com esta arte.

A Acupuntura chinesa clássica é uma terapêutica artesanal em sua técnica. atualmente, porém, já podemos limitar uma sessão de acupuntura a apenas uma ou duas picadas na pele, graças à eletricidade que ativa as agulhas. Os antigos chineses, por não disporem de eletricidade, utilizavam dezenas de agulhas, em sessões bem mais demoradas

Em conclusão, a acupuntura é uma maneira muito eficiente de se dirigir a Força Vital para um local do organismo. Mas, o que devemos esperar da Acupuntura? Que pode ela realmente fazer na vida prática?

Para responder estas perguntas, tomemos o exemplo dos reumatismos, que são as doenças mais comuns em todo o mundo. a medicina tradicional os tem tratado com medicamentos e fisioterapia, alcançando certa margem de sucesso. a Acupuntura também trata os reumatismos, mas com resultados superiores. Entretanto, isto não quer dizer que ela seja infalível. quando começamos um tratamento, a evolução do paciente irá se enquadrar num dos tipos que a seguir descrevemos. Primeiro: o paciente apresenta a doença há apenas alguns meses. Para se obter a cura, serão necessárias cinco ou seis aplicações, feitas com intervalos de alguns dias. segundo: o paciente apresenta a doença há muitos meses ou alguns anos. Neste caso, serão necessárias trinta ou quarenta aplicações semanais. terceiro: o paciente apresenta a doença há muitos ano; o reumatismo já avançou de tal forma, incluindo deformidades, que não é mais reversível. Nestes casos, a acupuntura nada poderá fazer. de modo geral, toda doença tem um ponto em sua evolução a partir do qual torna-se irreversível. assim, quanto mais cedo iniciarmos o tratamento pela acupuntura, tanto melhor e mais rápido será o resultado. Quarto: o paciente apresenta a doença há muitos meses, mas não em estado avançado. Começamos o tratamento e o paciente melhora. Passa bem algum tempo, e torna a piorar. O tratamento prossegue. ele torna a melhorar e, depois, a piorar novamente. e isto continua, como uma rosca sem fim, mesmo que o tratamento dure um ano ou mais. analisando o que se passa com pacientes desse tipo, descobrimos que eles têm uma vida por demais emotiva. Falando mais claramente, podemos dizer que são almas que ainda não descobriram a Paz Interior e o contentamento com a vida. nestas situações, nem a Acupuntura ou qualquer outro tipo de tratamento pode dar uma solução permanente para o problema. Não estamos dizendo que esses casos não tenham solução. a solução existe, mas está dentro da própria personalidade. estas são pessoas que devem seguir um caminho de desenvolvimento pessoal e domínio da vida como a nossa Ordem representa. aqui tenho o prazer de transcrever algumas palavras da sóror Djicéa Nobre: "Paz Profunda - quanta harmonia nestas duas palavras! Nada mais maravilhoso, mais sublime que a mensagem que elas encerram, quando são proferidas do fundo do coração. São como uma melodia que agrada o ouvido e deleita a Alma! A Paz Interior é realmente o maior bem que podemos desejar ao nosso semelhante. agora que conheço o sentido destas palavras, desejo á humanidade inteira - Paz Profunda".

domingo, 5 de junho de 2011

AS PROPRIEDADES CURATIVAS DA ROSA















De Damasco ou de Provença, branca ou vermelha, a rosa sempre atariu atenção dos terapeutas. Além de sua beleza, seu aroma e sua delicadeza, viram nela a fonte da quintessência dos  alquimistas. Desde o Egito a rosa é utilizada por suas propriedades curativas. Hoje, no entanto, só raramente utilizamos seus benefícios, e isto por ignorância. Do ponto de vista metafísico, deveríamos aproveitar as qualidades espirituais que o óleo essencial da rosa auxilia a desenvolver. É nesse óleo que está quintessência, mas somente se ele for natural e não sintético.

A quintessência ou quinta essência da natureza é a quíntupla energia, relacionada com a alma humana. Assim, ao nos referirmos às propriedades curativas da rosa, podemos afirmar que ela encerra a quintessência que estimula em nós a polaridade positiva da Força Vital, ao mesmo tempo em que desperta a consciência psíquica de nosso ser.


A quintessência da roseira está na rosa, na flor, em nenhuma outra parte. Graças às quatro percepções que ela nos inspira, pode surgir em nós o despertar espiritual que também atrai a quintessência que ela contém: por seu perfume que abre nosso coração, pelo contato aveludado que suaviza a pele

Variedade das rosas
Há atualmente diversas variedades de roseiras, cultivadas por razões estéticas, ornamentais, pela harmonia de suas flores e seus perfumes. de cores e formas diferentes, tem todas em comum a característica de terem pétalas implantadas sobre uma base em forma de círculo perfeito, voluteando em espiral sobre um disco que constitui a base. Algumas rosas voluteam no sentido horário, principalmente as vermelhas, enquanto outras, as brancas, no sentido oposto, girando para a esquerda, em sentido anti-horário. Sem dúvida alguma, há aqui material para reflexão. Esta é a característica da família das rosáceas.

No plano terapêutico, falaremos de quanto grandes variedades:

- A rosa de Provença, rosa vermelho-púrpura escuro, de aspecto aveludado, denominada rosa gálica, seria descendente de uma mistura entre a roseira brava da Europa e, com certeza, a rosa de damasco, que foi introduzida na Europa pelos Cruzados. É com esta rosa que se prepara a maioria dos compostos terapêuticos.

- A rosa pálida da Pérsia é de coloração mais clara, mais rosada, denominada rosa centifólia por causa de suas pétalas mais numerosas, "de cem pétalas"; é utilizada principalmente para fabricação de água de rosa.

- A rosa de Damasco talvez seja a ancestral das rosas européias. Ela floresce durante todo o ano nos jardins orientais, fornecendo óleo essencial de rosa natural. A denominação rosa de Grasse é tão somente a rosa de Damasco, cultivada como esta última nos Bálcãs, na Turquia ou na África do Norte. Óleo essencial da rosa não deve ser confundido com a essência de pau-rosa que é extraída de uma árvore da Guiana.

- A roseira selvagem ou brava, rosa canina, menos perfumada, é reconhecida sobretudo pelo que podemos considerar fruto - a rosa-de-cão ou silva-mancha.



Ação Tônica das Rosas Vermelhas
É a rosa vermelha que é tônica e adstringente. A branca, como veremos adiante, é principalmente emoliente.

A rosa vermelha foi utilizada na Europa desde a Idade Média como tônico: entende-se por tônico uma substância vegetal capaz de acarretar um aumento do tônus de nossos órgãos. Essa virtude é bem diferente da dos excitantes, cujo papel é acelerar a função de um órgão. Um tônico como a rosa fortalece a energia, condensa-a, concentra-a em um órgão. assim sendo, o órgão em questão adquire mais força e poder, contrai-se sobre si mesmo com mais eficiência. É por isto que os antigos receitavam um tônico toda vez que um órgão estava frouxo, fraco e insuficiente. Esses órgão, uma vez que estejam incorretamente estimulados por excitantes, como temperos fortes, ou pelo stress, enfraquecem-se rapidamente, não são mais eficazes em cumprir suas função, e a sua Força Vital parece abandoná-los; o stress e a excitação deixa-os frouxos e enfraquecidos. Inversamente, os tônico não tem ação visível imediata pois seu papel é o de concentrar a energia, e sob sua influência todo o organismo adquire mais Força Vital, firmeza, poder regenerativo, vigor e robustez. O maior exemplo de produto tônico é o sangue que transporta a Força Vital, concentra-se nos tecidos e os tonifica. Do mesmo modo, os antigos atribuíam ao ferro essas propriedades tônicas. Hoje, podemos dizer que essa ação esta igualmente ligada ao pigmentos vermelhos da rosa e à vitamina C que ela contém.

Aproxima-se da ação tônica da rosa sua adstringência. O termo adstringente vem do latim astringere, que significa comprimir. Os produtos adstringente, ao tonificarem os vasos sanguíneos, os canais das glândulas sebáceas ou o intestino, comprimem-nos, donde o costume de se considerá-los como compressores.

Além disso, a virtude tônica é igualmente útil em caso de sangramentos, desde que este não seja devido a uma congestão ativa ligada à excitação de um órgão, como é o caso da menstruação, por exemplo. Se o sangramento for passivo, devido a uma fraqueza dos vasos sanguíneos, quando há por exemplo uma carência de ferro ou vitaminas, ou uma fraqueza gengival, os tônicos, ao estimularem as qualidades do sangue, ajudam na coagulação e são considerados antihemorrágicos; mas esta não é uma propriedade suficiente para estancar qualquer hemorragia. Se ela for devido a uma congestão, eles poderão até mesmo agravá-la.

As propriedades tônicas da rosa se exercem muito bem sobre o tubo digestivo e suas funções vitais, e esta ação propaga por contiguidade às glândulas do pâncreas, do fígado, do baço, cujas secreções são fortificadas sem serem aumentadas. Os tônicos fortalecem também o coração e a sua eficiência, como também os vasos sanguíneos. Em aplicações externas ou banhos, eles estimulam a pele, dando-lhe tonicidade e restabelecendo sua flexibilidade e seu vigor.


 
As Manipulações
Diversas manipulações baseadas nas rosas foram criadas desde a antiguidade:

Os médicos daquela época mandavam fabricar o mel rosado, o vinagre rosado, o óleo da rosa, a água de rosa, a conserva de rosa. O pó de rosa vermelha entrava em prescrições. Examinaremos aqui essas receitas e suas utilidades.

O mel rosado é obtido por cozimento das pétalas da rosa vermelha no mel. è famoso por tratar dos males da garganta, aftas, problemas de gengiva e das infecções intestinas, como desenteria. Deve ser tomado diariamente e pode servir para enriquecer diversas infusões.

Eis aqui dois procedimentos de fabricação desse mel rosado, também chamado de melito ou xarope de rosas vermelhas:

- Deve-se umedecer uniformemente 500 g de rosas vermelhas em 2 litros de aguardente,as quais serão depois postas fora; em banho-maria, concentra-se essa infusão reduzindo-a à terça parte, misturando-a depois ao mel na proporção de 800 mL para três litros de mel. O resultados é um líquido xaroposo de cor vermelha e com odor de rosa.

- Pode-se fabricar diretamente esse mel com uma infusão em banho-maria de 100g de pétalas de rosa vermelha, diluídas em 400mL de água destilada, que se reduz à terça ou quarta parte. junta-se depois os 100 mL de líquido obtido com 500g de mel.

O óleo de rosa, preparado por maceração solar das pétalas da rosa vermelha em óleo de oliva, trata os problemas de pele: podemos hoje recomendá-lo para acnes, as lesões infectadas ou eczema, pois este óleo é tonificante para a pele e ajuda a cicatrizar e desinfetar feridas e ulcerações.

A conserva de rosa, ou geléia de rosa, preparada com pétalas reduzidas a polpa, cozida em água destilada de rosa, mel e suco de limão e laranja, era louvada pelos médicos árabes da Idade Média como o remédio dos males do pulmão. Avicena tinha-a em alta conta e atribuia-lhe a propriedade de curar a tuberculose, desde que ingerida durante muito tempo e em grande quantidade!

Essa conserva de rosa foi moda durante toda a Idade Média e até o inicio do século XX, quando figurava nos tratados oficinais da farmacopéia: no codex farmacêutico, descrevia-se diversas conservas fabricadas a partir da rosa vermelha ou da silva-mancha, cujas propriedades adstringentes e antissépticas são notáveis. atualmente o pó da silva-mancha é muito utilizada para tratar fadigas temporárias; isto se explica devido ao fato de que a silva-mancha contém uma quantidade muito grande de vitamina C e A, e de cobre e Magnésio. Além disso, essas vitaminas e minerais são úteis nas infecções viróticas.

O vinagre rosado, obtido, como óleo rosado, por maceração solar das pétalas de rosa vermelha em vinagre, servia para tratar os males do fígado e da pele. Atualmente é pouco utilizado.

O suco da rosa vermelha era utilizado na Idade Média para tratar a lepra e para problemas de infecção nasal. O banho com pétalas de rosa vermelha frescas é também muito tônico e revigorante, e é utilizado em fricções no corpo para fortificar a pele.


A Rosa Branca
Ao contrário da rosa vermelha, a rosa branca é emoliente. Os emolientes são substâncias que agem de modo oposto ao das tônicas. Eles são parecidos com os tratamentos rosacruzes de polaridade negativa, que diminuem as inflamações, moderam o afluxo da Força Vital e relaxam os tecidos. Assim, a rosa pálida ou rosa branca exerce uma função anti-inflamatória e ligeiramente laxativa, que podemos comparar á da malva. Entretanto, sua ação é tão suve que muitas vezes passa despercebida.

A preparação mais conhecida é o xarope de rosa pálida, que muitas vezes era associado ao xarope de flor de laranja e de flor de pêssego.

Falemos agora da água destilada de rosa. A água de rosa é o resultado da destilação das pétalas de rosa pela água. Esta técnica é muito antiga; é por meio dela que se obtem igualmente o óleo essencial de que já falamos. O principio consiste em se por em alambique pétalas de rosa pálida junto com água de chuva ou de fonte, seja apos se ter macerado as pétalas na água, seja colocando-as inteiras sobre água. O vapor carrega consigo diversas substâncias aromáticas que compõem o óleo essencial. Paralelamente, toda a água vaporizada se une à quintessência da flor. quando da destilação, dentro da serpentina, ocorre a condensação de uma espécie de rosado natural, cuja base é a rosa. esta é recolhida e constitui a água destilada de rosa.

Existe um outro meio mais delicado, que consiste em colocar as rosas pálidas secas sobre um tecido de linho branco, esticado sobre a abertura de uma tigela abaixo da qual há uma fonte de calor. antigamente, utilizava-se brasas de madeira de vinha dentro de um pote colocado abaixo do pano, de tal modo que a abertura do recipiente ficava bem fechada pelo pote e pelo pano, produzindo-se uma lenta destilação de um líquido que gota a gota, pingava no recipiente.

A água de rosa é famosa por sua ação apaziguante e suavizante. Encontramo-la em numerosos colírios e produtos para tratamento da pele.

Atualmente,alguns ainda recorrem à maceração solar da flor fresca em água de chuva; coisa que em si mesma é fácil de se fazer para obter as propriedades sutis, porem bastante discutível se o frasco que se usa para isto tiver sido exposto a diversos ambientes. Algumas gotas dessa beberagem seriam ótimas por suas propriedades vivificantes e apaziguantes no plano psíquico.



O Óleo Essencial da Rosa de Damasco  
Abordaremos agora as propriedades terapêuticas medicinais do óleo essencial de rosa: para ser eficaz, esse óleo tem que ser natural, pois o contrário do óleo de síntese, o óleo essencial de rosa contém uma variedade muito importante de essências aromáticas. Essas essências estão presentes em outros óleos essenciais, o que faz com que o óleo essencial de rosa possa entrar em ressonância com eles e que, ao sentir seu perfume, possamos, segundo nossos desejos, ser atraídos por essa ou aquela fragrância. Por outro lado, o óleo essencial, provoca-se uma potencializarão, um aumento do efeito terapêutico dos dois óleos essenciais. Os efeitos psíquicos induzidos por essas essências são também estimulados.

Entre as variedades das rosas, a chamada rosa de Damasco mostra que ela contém numerosas substâncias terapêuticas, entre as quais encontramos:

- O eugenol, principal constituinte do óleo essencial do cravo-da-Índia, que é um tônico anti-espasmódico, anti-infeccioso e hipertérmico;

- O citronelol, encontrado no tomilho, sendo o citronela um tônico do fígado;

- O geraniol, do gerânio rosado, tônico cardíaco;

- O nerol, da essência de flor de laranjeira, tônico para o intestino e as vias urinárias;

- O linalol, dos eucaliptos, que é tônico para os pulmões;

- O farnesol, do limão.

Todas esses substância, alem de seus efeitos tônicos, são igualmente conhecidas por suas propriedades antissépticas. Há também na rosa substâncias antiviróticas: os óxidos de rosa.

Enfim, esse óleo essencial é um dos únicos a conter também a parafina, que é um derivado de produtos de putrefação. Podemos considerar a partir deste fato que a rosa é o exemplo mesmo da alquimia, pois ela extrai da matéria mais baixa, da matéria negra, de derivados da putrefação, uma substância que se transmuta em essências cada vez mais elevadas e cujo ápice vibratório se caracteriza por seu odor suave, potente e elevatório.

assim, a ação do óleo essencial de rosa é física e metafísica. No plano físico, ele é antisséptico, anti-hemorrágico, cicatrizante, anti-espasmódico, age como tônico para o sistema simpático, os pulmões, o cérebro, o fígado e o intestino. Revigorante, o óleo essencial de rosa assemelha-se aos tratamentos rosacruzes positivos.



A Ação Metafísica do Óleo Essencial
No plano metafísico, e este é o que nos interessa sobretudo, o perfume do óleo essencial de rosa provoca uma elevação da consciência, que nos harmoniza com vibrações mais elevadas do Teclado Cósmico. Através do fenômeno da ressonância, ele estimula em nós projeção aos planos da Consciência Cósmica.

Por aumentar a polaridade positiva da Força Vital, atraindo a energia psíquica em nossos centros psíquicos, a rosa permite que ela se manifeste plenamente. O resultado se traduz por uma ampliação da consciência interior, que favorece a projeção da consciência.

É importante notar também seu interesse para os tratamentos curativos; antes de qualquer tratamento magnético, ela induz um estado de elevação psíquica do olfato, mas também por ação direta sobre os plexos nervosos e os gânglios simpáticos.

O fato de se aspirar o óleo essencial de rosa produz imediatamente uma sensação de abertura e ampliação dos centros psíquicos da cabeça. Ao mesmo tempo, ele promove um aumento da capacidade de inalação de ar ao nível dos pulmões. Isto favorece a incorporação das energias de Nous no sangue e aumenta a Força Vital no sangue e no sistema grande simpático.

Paralelamente , os plexos nervosos são estimulados de maneira positiva e dá-se uma elevação do nível de energia psíquica em todo o sistema simpático. A aura se carrega então com um polaridade de tendência positiva, que ajuda a por em manifestação as faculdades psíquicas e espirituais.

O Óleo essencial de rosa pode assim ser indicado antes de todo tratamento positivo, em si mesmo ou nos outros, como também antes de se aplicar os princípios da cura à distância, ou para se exercitar na arte da projeção, da assunção, e para a comunhão com o Cósmico. Afinal de contas, a rosa, cujas pétalas eram originalmente em número de cinco, é bem o símbolo da personalidade-Alma, e esta permite que possamos nos comunicar, por seu intermédio, com a Rosa Cósmica, a Alma Universal.







 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Diferenças

O que seria do mundo e de nossa consciência se todos pensássemos da mesma maneira? Seria um tédio não?

Pois é... O "livre arbítrio" é uma dádiva que temos, porém saber aproveitar é outra história vejamos por quê:

- Inquisições;
- II Guerra mundial;
- Fanatismo cego (homens bomba, apedrejamentos, etc); ..... dentre muitos outros.

A questão é... Se todos temos os mesmos direitos, deveres e partimos da mesma essência porque questionamos e perseguimos o próximo por suas escolhas? Será que a humanidade evoluiu da maneira que imaginamos, ou ainda pertencemos aos mesmos princípios destruidores da idade média?

Essa pergunta faço para mim mesmo a cada dia... Agora pergunto a Você! Evoluímos?


"Ninguém deve se envergonhar por descobrir ter estado errado a vida inteira; isso significa que a pessoa está mais madura e mais inteligente hoje do que ontem" - Johathan Swift

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Utopia Rosacruz

Deus de Todos os seres humanos, Deus de toda vida,
Na Humanidade com que sonhamos:
Os políticos são profundamentes humanistas e trabalham ao serviço do bem comum.
Os economistas gerem as finanças dos Estados com discernimento e no interesse de todos,
Os sábios são espiritualistas e buscam sua inspiração no Livro da Natureza,
Os artistas são inspirados e expressam em suas obras a beleza e a pureza do Plano Divino,
Os médicos são motivados pelo amor ao próximo e cuidam tanto das almas quanto dos corpos,
Não há mais miséria nem pobreza, pois cada qual tem aquilo de que precisa para viver feliz,
O trabalho não é mais vivenciado como uma coerção, mas como uma fonte do desabrochar e de bem-estar,
A natureza é considerada como o mais belo dos templos e os animais como nossos irmãos em via de evolução,
Há um Governo Mundial, formado pelos dirigentes de todas as nações, trabalhando no interesse de toda Humanidade,
A espiritualidade é um ideal e um modo de vida que têm sua fonte numa Religião universal, baseada mais no conhecimento das leis divinas do que na crença em deus,
As relações humanas são fundadas no amor, na amizade e na fraternidade, de modo que o mundo inteiro vive em paz e harmonia.
Assim seja!



terça-feira, 10 de maio de 2011

Prece Martinista


Meditação Rosacruz

A prática da meditação proporciona uma vida equilibrada e harmoniosa, não apenas para nós mesmos, mas também para aqueles com quem nos relacionamos. Desenvolvida através dos séculos, a técnica de meditação Rosacruz desperta e eleva a conscientização do praticante, ajudando-o a construir uma vida feliz e repleta de paz. Desenvolvida através dos séculos, a técnica de meditação Rosacruz desperta e eleva a conscientização do praticante, ajudando-o a construir uma vida feliz e repleta de paz. Atividade aberta ao público, gratuitamente; às quartas-feiras, às 19:30h na Loja Rosacruz Sorocaba - AMORC, sito na Al. dos Crisântemos, 287 Jd Simus. Sorocaba - SP.
SUSPENSAS POR PERIODO INDETERMINADO. 

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

As grandes iniciadas

Somente a Ordem Rosacruz, através dos séculos, das idéias e dos costumes, e apesar das oposições e zombarias que sofreu, esforçou-se em preservar esse equilibrio natural e desejável: a igualdade entre homem e mulher. É profundamente lamentável constatar em nossa época que, em determinadas fraternidades, a misoginia continua sendo a base de um ensinamento praticado, que ignora as energias cósmicas, as vibrações e outros princípios que poderiam levar à melhor compreensão do: "feminino-masculino", e à reunião de duas polaridades de expressão, um pouco diferentes nesta Terra, mas integradas uma na outra no seio da Unidade cósmica, nossa "Mãe".

Excerto pag 13